WAGNER ARNAUD
WAGNER ARNAUD
Não é segredo pra ninguém que a tributação brasileira é um emaranhado de regras, leis, decretos, instruções normativas e toda uma gama de normas que complicam, e muito, a forma de calcular os impostos.
Observamos sempre na nossa vida prática que muitas vezes o cadastro da tributação dos produtos nos ERP´s dos clientes são feitos de forma equivocada, levando o cliente a pagar mais ou a receber autuações em função disso.
Vejamos por exemplo o caso da incidência monofásica de PIS e COFINS: alguns produtos têm essa modalidade tributária e em função disso, quando são vendidos no varejo não deverão ter esses impostos destacados e recolhidos. Os casos mais comuns são os de produtos de perfumaria, higiene e autopeças.
Mas, como resolver tal situação e evitar esse problema? Caso a sua empresa tenha uma quantidade muito diversa de itens no estoque – farmácias, por exemplo – a melhor forma é contratar softwares especializados em auditoria fiscal. Esses softwares analisam o cadastro dos produtos dentro do seu sistema e verificam se os códigos CST de ICMS e PIS/COFINS estão adequados. Aqui na Pontual, configuramos o nosso sistema próprio para fazer a varredura no cadastro dos clientes, deixando a regra fiscal pré configurada. Isso minimiza os erros na hora de enviar as declarações para os entes federativos e consequentemente faz com que o cliente recolha seus tributos da forma correta.
Outra coisa que alinhamos com os clientes que possuem tributações diferenciadas é que sempre que for cadastrar um produto novo nos procure, para que possamos analisar e enviar para ele os códigos corretos, facilitando assim a configuração do ERP.